Home » » Laudos apontam gás em bueiros que explodiram em 2009 e 2010 no RJ

Laudos apontam gás em bueiros que explodiram em 2009 e 2010 no RJ

TV NEWS URGENTE

Notícia do G1

Acidentes aconteceram em 2009, no Centro, e em 2010, em Copacabana.

Nesta quinta, mais dois bueiros apresentaram problemas na cidade.

Após os recentes casos de problemas em bueiros no Rio de Janeiro, a população ainda busca informações sobre os responsáveis e as causas dos acidentes. O RJTV teve acesso nesta quinta-feira (7) aos laudos das perícias do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) de duas explosões, ocorridas em 2009 e em 2010.

As explosões ocorreram no Centro da cidade e na Rua República do Peru, em Copacabana, na Zona Sul. Nesta última, considerada a mais grave, dois turistas americanos ficaram feridos.

O acidente em Copacabana aconteceu em junho do ano passado, perto da perto da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. O casal passava pelo local, quando houve a explosão. Sarah Nicole Lawry teve 80% do corpo queimado e seu marido, David James Mc Laughlin, sofreu queimaduras em 30% do corpo. Na época, eles ficaram internados por quase um mês.

De acordo com o laudo do ICCE, “o que deu início à explosão foi uma falha elétrica no transformador, e também falha ou insuficiência de exaustão das câmaras subterrâneas”.

A perícia admite que a atmosfera explosiva era formada por gases combustíveis, e que existia uma rede de gás natural da concessionária CEG próxima à câmara, com vestígios de reparos executados. Por falta de equipamento, o tipo de gás não pôde ser identificado.

No caso do acidente em Copacabana, a CEG informou que não foi constatada a presença de gás canalizado e os vestígios de reparo que constam no laudo, referem-se à marca no asfalto de obra de instalação de uma válvula, e não de um reparo na rede.

Outro laudo
O outro laudo é de setembro de 2009. A explosão foi na Rua Buenos Aires, no Centro, e feriu uma pessoa. Os peritos concluíram que “dois transformadores da concessionária Light sofreram danos característicos de explosão de mistura ar/gás, sendo admitido como origem deste último componente, vazamento na rede de gás natural canalizado da concessionária CEG”.

Segundo as delegacias, um inquéritos foi para a Justiça e o outro para o Ministério Público, e até hoje, nenhuma companhia foi responsabilizada.

No acidente da Rua Buenos Aires, a CEG disse que não havia gás no bueiro. Já a Light informou que os bueiros foram reparados e a empresa pagou pelos danos.

Sobre o problema em geral, a Light repete que vem fazendo investimentos e a CEG informa que seu sistema é seguro.

Problemas nesta quinta
Mais dois bueiros da Light apresentaram problemas nesta quinta-feira (7), no Centro, no entanto, não houve explosões. Uma guimba de cigarro jogada num bueiro causou fumaça e assustou pedestres que passavam pela Rua Uruguaiana. Segundo a Light, a guimba foi jogada na ventilação de uma câmara subterrânea que possui um filtro. Não houve feridos, de acordo com a empresa.

Nesta noite, bombeiros do quartel Central foram chamados para checar um vazamento de gás em um bueiro da Rua Sete de Setembro. A Light informou que os técnicos estavam fazendo uma manutenção no local, quando encontraram gás dentro da caixa subterrânea. Já a assessoria da Companhia de Gás (CEG) informou que vai apurar o caso.

Game brinca com explosões
Das ruas para as redes sociais. O campo minado carioca virou piada, um jogo. Ganha quem conhece escapar dos bueiros que vão explodindo pelo caminhoAs explosões de bueiros no Rio de Janeiro que ocorreram nos últimos dias serviram de inspiração para uma jovem produtora de games carioca criar um jogo no Facebook. Chamado de "Desafio Rio Boom-eiro", o título, de acordo com os criadores, foi lançado na noite de quarta-feira (6) e, até as 13h desta quinta (7), já tinha mais de 5 mil acessos na rede social.

No título da Playerum, o jogador deve utilizar as setas do teclado para se deslocar da esquerda para a direita e saltar pelos bueiros abertos. O desafio aumenta quando os bueiros explodem e o fogo queima o personagem principal ou a tampa do bueiro cai em cima do herói. O usuário tem três chances para fazer o percurso mais longo, mas, se cair no buraco, é game over. Há um ranking on-line que mostra os usuários que percorreram o caminho mais longo.

Rua no Centro continua interditada
Três dias após a explosão de um bueiro, a Rua da Assembleia, onde quatro tampas foram para os ares, continua interditada por medida de segurança. Técnicos da Light e da CEG trabalham para resolver o problema. Duas pessoas ficaram feridas.

A perícia, que deve apontar o que causou as explosões, fica pronta em 30 dias.

Explosões de bueiros

Desde o início de 2011, o Rio de Janeiro tem sofrido com diversas explosões de bueiros. Os casos têm assustado e causado transtornos aos pedestres. Somente nesta semana, sete bueiros apresentaram problemas, como fumaças, explosões e guimbas de cigarro jogadas dentro de caixas subterrâneas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2013. TV News No Ar - All Rights Reserved
Creating Website Published by Mas Template